ProQuali: novo programa busca eficiência no uso de recursos públicos e mais transparência na gestão do sistema de saúde
O Ministério da Saúde lançou o ProQuali, um programa inovador que busca elevar a qualidade das auditorias internas do Sistema Único de Saúde (SUS), visando impactar positivamente tanto a gestão do SUS quanto as políticas públicas de saúde.
Durante a cerimônia, o diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) fez uma retrospectiva das ações realizadas no departamento, destacando a reestruturação do Planejamento Estratégico e a criação de iniciativas como o ‘AudiÉtica’, que aborda a ética no ambiente de auditoria. “O ProQuali é um marco importante que ajudará a garantir a transparência e a eficiência no uso dos recursos públicos. É mais um passo que o DenaSUS adota para se adequar aos padrões internacionais de auditoria interna governamental, na busca pela certificação do IA-CM, que funciona como uma espécie de ISO para auditorias internas governamentais”, afirmou Alexandre.
O ProQuali é um programa contínuo que visa desenvolver uma cultura de qualidade nas auditorias do SUS, em conformidade com as normas nacionais e internacionais. Seu objetivo é assegurar que as auditorias sigam padrões reconhecidos e que os processos de trabalho do DenaSUS sejam constantemente aprimorados.
Além de garantir a conformidade com essas normas, o ProQuali também contribui para a eficácia das políticas de saúde, promovendo um ambiente mais transparente e ético. Dessa forma, busca impactar diretamente a população, assegurando que os serviços de saúde pública sejam prestados com maior qualidade e responsabilidade na gestão dos recursos.
O programa avalia constantemente como estão sendo feitas as auditorias, gerando informações valiosas para os gestores e promovendo melhorias contínuas.
São objetivos do ProQuali:
– Avaliar a qualidade das auditorias do DenaSUS;
– Produzir informações gerenciais;
– Promover a melhoria contínua das auditorias internas.
Benefícios para o SUS:
– Assegurar que as auditorias internas sigam normas e padrões reconhecidos nacional e internacionalmente;
– Contribuir para a efetividade da avaliação dos processos de gerenciamento de riscos, controles e governança das políticas, dos programas, das ações e serviços da gestão do SUS;
– Realizar avaliações internas e externas de qualidade, proporcionando a melhoria contínua da atividade de auditoria do DenaSUS;
– Promover o aprimoramento da conduta ética e profissional dos auditores e a efetividade das ações para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Auditoria (SNA).
O Seminário de lançamento do ProQuali está disponível aqui!
Fonte: