“Preservação das Geleiras” : 22/3 – Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março de cada ano desde 1993, tem como foco a importância da água doce. Um ponto central da campanha é apoiar a concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 6: água e saneamento para todos até 2030.
A data pretende, ainda, conscientizar sobre os 2,2 bilhões de pessoas que vivem sem acesso à água potável. Trata-se de tomar medidas para enfrentar a crise global da água!
Em 2025, o tema escolhido para a campanha é ‘Preservação das Geleiras’. As águas do degelo são essenciais para a vida: água potável, agricultura, indústria, produção de energia limpa e ecossistemas saudáveis. O derretimento acelerado das geleiras está causando incerteza nos fluxos de água, com impactos profundos nas vidas das pessoas e do planeta. Reduções globais nas emissões de carbono e estratégias locais para a adaptação ao encolhimento das geleiras são fundamentais.
É preciso trabalho conjunto para colocar a preservação das geleiras no centro dos planos de enfrentamento às mudanças climáticas e à crise global da água.
Mensagens-chave para o Dia Mundial da Água 2025:
– As geleiras estão derretendo mais rápido do que nunca. À medida em que o planeta fica mais quente devido às mudanças climáticas, o mundo congelado está encolhendo, tornando o ciclo da água mais imprevisível e extremo.
– O recuo glacial é uma ameaça de devastação. Para bilhões de pessoas, os fluxos de água derretida estão mudando, causando inundações, secas, deslizamentos de terra, elevação do nível do mar e danificando ecossistemas.
– A preservação das geleiras é uma estratégia de sobrevivência. É preciso trabalhar paralelamente para reduzir as emissões dos gases de efeito estufa e gerenciar a água de degelo de forma mais sustentável para as pessoas e o meio ambiente.
Todos os anos, no Dia Mundial da Água, a Organização das Nações Unidas – Água, faz o lançamento do seu principal relatório sobre água e saneamento, explorando o mesmo tema do Dia Mundial e dando recomendações de políticas aos tomadores de decisão, oferecendo melhores práticas e análises aprofundadas. A edição de 2025 intitula-se ‘ Water Towers: mountains and glaciers ‘.
A água é um recurso natural fundamental para a vida. Todos os ecossistemas existentes e atividades humanas dependem, de forma direta ou indireta, da água. No entanto, sua importância vai além da simples sobrevivência; ela é a base para a prosperidade de comunidades e nações inteiras. O acesso à água potável e ao saneamento adequado é crucial para garantir a saúde pública, reduzir a propagação de doenças e promover a dignidade humana.
Investir em infraestrutura de água e saneamento não é apenas uma questão de saúde pública, mas, também de desenvolvimento sustentável. Ao garantir o acesso universal à água limpa e ao saneamento básico, é possível melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas, reduzir a pobreza, promover a igualdade de gênero e fortalecer as economias locais. Além disso, sistemas eficientes de água e saneamento desempenham papel crucial na preservação do meio ambiente, ajudando a proteger ecossistemas aquáticos e a garantir a disponibilidade de água para as gerações futuras.
Essa verdade por si só já é argumento suficiente para ressaltar a necessidade de processos de gestão desse recurso tão valioso.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, caso não haja êxito na promoção do uso mais eficiente da água, a demanda pode ultrapassar a oferta em 40% até o ano de 2030.
Ainda, segundo a ONU, se a demanda pela água doce continuar sem esforços de preservação, cerca de 1,8 bilhão de pessoas viverão em regiões com escassez absoluta de água em 2025. A Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) cita que a escassez de água afeta quase todos os continentes e mais de 40% das pessoas no planeta.
Os dados mais recentes sobre saneamento básico no Brasil indicam um progresso significativo, mas também revelam desafios persistentes. É fundamental que o país continue investindo em infraestrutura e políticas públicas para garantir que todas as comunidades tenham acesso a condições dignas de moradia e saneamento, promovendo assim o bem-estar e a qualidade de vida de todos os brasileiros.
Em alusão ao Dia Mundial da Água de 2025, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) promoveu cerimônia em sua sede em Brasília, abordando os avanços realizados na gestão das águas e os desafios do setor, projetando um futuro de inovação, sustentabilidade e compromisso com a segurança hídrica, o saneamento básico e a segurança de barragens no Brasil.
A solenidade está disponível no canal da ANA no YouTube!
Fontes:
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Geneva Environment Network
Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI)
Instituto Água Sustentável
Organização das Nações Unidas (ONU)