“Anafilaxia: uma ameaça evitável” : 29/6 a 05/7 – Semana Mundial da Alergia 2025
A Semana Mundial da Alergia é uma campanha anual promovida pela World Allergy Organization (WAO), com o objetivo de conscientizar autoridades, profissionais de saúde e a população sobre a importância de prevenir, diagnosticar e tratar doenças alérgicas.
Cerca de 250 milhões de pessoas sofrem com alergia a algum tipo de alimento, segundo a Organização Mundial da Saúde. A condição atinge, principalmente, crianças entre 0 e 6 anos, em torno de 5% a 10% dessa população. Com o aumento da idade, essa porcentagem diminui, variando de acordo com o fator que desencadeante.
O tema escolhido para 2025 “Anafilaxia: uma ameaça evitável”, pretende chamar a atenção para a importância de se reconhecer os sinais e buscar atendimento de emergência, a tempo, para evitar fatalidades.
A anafilaxia é uma reação súbita que pode afetar múltiplos órgãos em questão de minutos, podendo ser fatal. Estima-se que até 5% da população mundial passe por esta experiência pelo menos uma vez ao longo da vida.
A alergia alimentar acontece devido a uma resposta exagerada do organismo a uma determinada substância presente nos alimentos. O maior desafio é identificá-la, já que os sintomas variam. Alguns são coceira na boca ou garganta, inchaço dos lábios ou língua, urticária, diarreia, náusea, vômito, tontura e dor abdominal.
Entre os sinais mais graves estão: aperto no peito com queda da pressão arterial, arritmias cardíacas e colapso vascular, o que requer socorro imediato por trazer risco de morte.
Entre as principais causas da anafilaxia estão alimentos, medicamentos, látex e picadas de insetos.
Os principais alimentos que provocam alergia são: leite, ovos, amendoim, nozes, trigo, soja, peixes e frutos do mar, principalmente o camarão. Entre os medicamentos estão anti-inflamatórios e alguns analgésicos, consumidos com frequência e sem necessidade de receita médica.
Não existe um tratamento específico para prevenir a alergia alimentar. Porém, a melhor conduta é estar sempre atento ao rótulo dos produtos industrializados e evitar alimentos que possam desencadear reações alérgicas.
No Brasil, a campanha de 2025 escolheu o slogan “Anafilaxia: Informação Salva! ”, para enfatizar a urgência em reconhecer sinais e procurar o serviço de saúde a tempo para evitar mortes.
Como parte das atividades alusivas à Semana Mundial da Alergia, a World Allergy Organization (WAO) promoverá um Webinar com foco no tema da campanha “Anafilaxia: uma ameaça evitável”.
Serviço:
Webinar da Semana Mundial da Alergia
Data: 3 de julho de 2025
Horário: 8h00 EDT (Nova York) / 9h00 (horário de Brasília, Brasil)
Inscrições: Portal de Educação da WAO
Aqui, acesso ao evento
Fontes:
Agência Brasil
Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista (SP)
Universidade Federal do Maranhão
World Allergy Organization (WAO)