LILACS 40 anos: ciência em saúde com a identidade da América Latina e Caribe


 

Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) é uma base de dados da literatura científica e técnica em saúde com mais de 1 milhão de artigos publicados em mais de 900 títulos de periódicos, teses e dissertações, livros e capítulos de livros, trabalhos apresentados em congressos, documentos governamentais e de organismos internacionais publicados na região da América Latina e Caribe (AL&C).

Sua história tem início em 1979, com o Index Medicus Latinoamericano (IMLA) — um sonho e uma necessidade coletiva de constituir sistemas nacionais de informação científica que reunissem e dessem visibilidade à pesquisa em saúde produzida na região.

Em 1985, surge oficialmente a LILACS, com uma metodologia própria de gestão da informação e uma atuação em rede, descentralizada e cooperativa, envolvendo coordenadores e centros cooperantes em cada país. De forma pioneira, incorporou tecnologias como o CD-ROM, as primeiras interfaces de pesquisa via WWW e, hoje, avança na aplicação de inteligência artificial em processos de indexação e geração de resumos.

A Rede LILACS tem um papel fundamental: desde então, mais de 900 instituições em 30 países mantêm viva essa rede coordenada pelo Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), instituição ligada à Organização Pan-americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), que consolida décadas de cooperação para ampliar o acesso, a qualidade e o intercâmbio da informação científica em saúde.

A LILACS deu origem ao ecossistema de informação científica com centenas de bases de dados coordenadas pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e foi a plataforma de origem da Scientific Electronic Library Online (SciELO), ampliando o alcance global da ciência latino-americana. Hoje, com o LILACS Plus, a rede conecta a produção regional a bases e repositórios internacionais, promovendo a ciência aberta, a interoperabilidade e a visibilidade global da pesquisa regional.

Celebrar 40 anos da LILACS é celebrar uma história de pessoas, instituições e ideias que seguem impulsionando a forma de fazer e compartilhar ciência — com identidade, cooperação e inovação.

 

As comemorações dos 40 anos da LILACS, começam agora, dia 30 de outubro e seguem no decorrer do ano. Os dois primeiros eventos estão descritos a seguir:

 

 

 

Fonte:

Biblioteca Virtual em Saúde

Outras Notícias

Ver todas