Revista Radis: novo fascículo aborda como a escala 6×1 afeta a saúde de trabalhadores


 

A mais recente edição da revista Radis (269) traz à pauta os seguintes questionamentos: existe vida além do trabalho? Para quem? Balconistas de farmácia, caixas de supermercado, operadores de logística, atendentes de telemarketing, garçons e tantas outras profissões vivem a rotina da chamada escala 6×1: seis dias para o trabalho e apenas um para o descanso, o lazer, a saúde, o convívio com a família e a resolução dos problemas cotidianos. Publicação aborda o que esperar do futuro dessa discussão, no ano em que o Brasil se prepara para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

A reportagem de capa da edição mostra ainda como a escala 6×1 afeta a saúde das pessoas. O texto aborda os impactos de jornadas exaustivas, que estão associadas ao aumento de transtornos mentais e acidentes de trabalho, e traz o relato de trabalhadores que vivem ou já viveram esse esquema de trabalho.

 

Outra matéria de destaque aborda a capoeira e sua relação com a saúde. Jogo, luta, dança, arte popular, a capoeira promove saúde, não somente física, mas também mental. Na Radis 269, você confere ainda: Medidas do novo presidente dos EUA, Donald Trump, afetam saúde, acordos sobre o clima, diversidade e imigrantes; A escritora Lilia Guerra, que também é auxiliar de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS), fala sobre direito à cidade, memória e literatura e muito mais.

 

Acesse aqui o fascículo 269 da Revista Radis!

 

Fonte:

Agência Fiocruz de Notícias

Outras Notícias

Ver todas