“Sua decisão faz a diferença. Imunização para todos!” : 26/4 a 3/5 – Semana de Vacinação nas Américas 2025
Com o tema: “Sua decisão faz a diferença. Imunização para todos!”, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), juntamente com os países e territórios da Região das Américas e seus parceiros, celebrará a 23ª Semana de Vacinação nas Américas (SVA).
A campanha é uma iniciativa regional que visa promover a equidade e o acesso à vacinação em todos os países da Região. No centro desta iniciativa estão os esforços incansáveis dos países para levar a vacinação a populações vulneráveis com pouco ou nenhum acesso a serviços de saúde de rotina, como periferias urbanas, áreas rurais ou fronteiriças e comunidades indígenas.
No Brasil, a política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Estabelecido em 1973, o PNI desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da população brasileira ao disponibilizar no Sistema Único de Saúde (SUS) 47 imunobiológicos: 30 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas, gratuitamente.
Essas vacinas incluem tanto as do calendário nacional de vacinação quanto as indicadas para grupos em condições clínicas especiais, como pessoas com HIV ou indivíduos em tratamento de algumas doenças como câncer, insuficiência renal, entre outras, aplicadas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), e inclui também as vacinas para COVID-19 e outras administradas em situações específicas.
O calendário nacional de vacinação contempla, na rotina dos serviços, 19 vacinas que protegem o indivíduo em todos ciclos de vida, desde o nascimento. Entre as doenças imunopreveníveis por essas vacinas estão a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche e outras doenças graves e muitas vezes fatais.
O PNI é responsável por coordenar as campanhas anuais de vacinação, cujo objetivo é alcançar altas coberturas vacinais, garantindo a proteção individual e coletiva contra diversas doenças. Assim, o Ministério da Saúde atua em conjunto com estados, municípios e o Distrito Federal para garantir o acesso equitativo às vacinas em todo o país.
Calendário Nacional de Vacinação
O Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde – SUS é uma iniciativa abrangente que se destina a garantir a saúde coletiva por meio de uma imunização eficaz, sendo especialmente projetado para atender às necessidades de diversos grupos da população, abrangendo cuidadosamente crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos.
História da primeira vacina
O primeiro indício de vacina surgiu na China, no século X, contra a varíola, doença febril que produzia pústulas, deixando cicatrizes, e não tinha cura. Os cientistas da época usavam um método bem diferente, chamado variolação – transformavam cascas de feridas de varíola em um pó contendo o vírus já inativo, e espalhavam nos ferimentos das pessoas já contaminadas.
Alguns séculos depois, em 1796, com as pesquisas do britânico Edward Jenner, as vacinas passaram a ser semelhantes às atuais.
Ao perceber que moradores de áreas rurais que haviam contraído cowpox, uma doença semelhante à varíola, não ficavam doentes com a varíola humana, Jenner fez um experimento e aplicou uma pequena dose de varíola bovina em um menino de oito anos. O garoto ficou doente, mas manifestou uma forma branda da doença. Após sua recuperação, Jenner introduziu na criança o vírus da doença humana em sua forma mais fatal, retirado de uma ordenhadeira. O menino, já imune, não desenvolveu a varíola. A palavra “vacina” vem de “vacca”, justamente pelo contexto em que se deu a descoberta.
Para saber mais, acesse:
– História da vacinação no Brasil
– Perguntas frequentes sobre vacinação
Como parte das atividades de celebração da Semana de Vacinação nas Américas 2025, a OPAS promoverá vários eventos:
– Segunda-feira, 28 de abril, às 11h (EDT)
Cerimônia de lançamento da campanha SVA 2025 com transmissão pelo YouTube
– Terça-feira, 29 de abril, às 10h (EDT)
Webinar: Prevenção do câncer cervical uterino nas Américas: principais estratégias para sua eliminação
Inscrições para participação via Plataforma Zoom disponíveis aqui!
– Quarta-feira, 30 de abril, às 10h (EDT)
Webinar: Progresso para a eliminação da transmissão da hepatite B de mãe para filho. Estratégias, conquistas e desafios
Inscrições para participação via Plataforma Zoom disponíveis aqui!
– Sexta-feira, 2 de maio, às 1hh (EDT)
Webinar: Conhecendo os fatos: Como os comunicadores podem identificar e responder à desinformação sobre vacinas
Inscrições para participação via Plataforma Zoom disponíveis aqui!
Fontes:
Instituto Butantan
Ministério da Saúde
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)