‘Evidências que Importam ao Paciente’: BVS Atenção Primária à Saúde disponibiliza podcast


 

O volume de informações de que o médico necessita aumenta consideravelmente, fazendo com que a necessidade de se manter atualizado seja, para o médico, mesmo num pequeno ramo da medicina, um verdadeiro desafio. No momento atual, a incessante produção científica assume um ritmo vertiginoso (um artigo novo é cadastrado no ISI – Institute for Scientific Information – a cada 30 segundos, o que supõe cerca de um milhão de artigos cadastrados por ano). Diante da óbvia impossibilidade humana de absorver a totalidade dessas informações que, por outro lado, muitas vezes são incompletas, irrelevantes, não-confiáveis ou conflitantes e sujeitas a influências dos mais diversos tipos de interesses, surge a necessidade básica de seleção do que se toma como base para o conhecimento.

Como selecionar os dados que nos chegam como informações? Para selecionar essas informações, nada melhor do que se perguntar, quando nos deparamos com elas:

  1. a informação é focada em resultados que podem beneficiar meus pacientes?
  2. é uma questão comum na minha prática e sua intervenção é factível?
  3. se a informação é verdadeira, ela poderá mudar minha prática?

Se a resposta for afirmativa para essas três perguntas, então a informação é o que hoje se denomina na literatura médica internacional um POEM (patient oriented evidence that matters), ou seja, uma conduta capaz de melhorar a vida de seus pacientes. A informação que pode ser catalogada como um POEM é, portanto, uma informação que preenche os critérios de utilidade e vale a pena ser adquirida e incorporada no cabedal de conhecimentos do médico.

 

A Biblioteca Virtual em Saúde Atenção Primária à Saúde (BVS APS) passou a disponibilizar um  podcast (arquivo digital de áudio), que transmite, semanalmente, através da internet, um resumo das ‘Evidências que Importam ao Paciente’ (POEMS, na sigla em inglês para a expressão: Patient Oriented Evidence that Matters).

O Podcast POEMS é fruto de uma iniciativa coordenada pela BIREME/OPAS/OMS com o apoio do Ministério da Saúde do Brasil, cujo objetivo é aprimorar os conhecimentos dos profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde de uma forma direta e rápida.

Dentro os assuntos já abordados nesse produto, estão:

– Antidepressivos no tratamento da dor crônica: qual a novidade
– Metilfenidato no tratamento do TDAH
– Cálcio e Vitamina D em pré menopausadas: podemos indicar
– Antibiótico em crianças com tosse produtiva crônica: tá valendo
– Check-ups trazem só benefícios na saúde do adulto: é verdade esse bilhete

A BVS APS, desde o ano de 2007, está orientada para a gestão da informação científica e técnica relacionada à Atenção Primária à Saúde (APS), tendo como objetivos principais:

– Prover amplo acesso ao conhecimento científico e técnico atualizado, relevante e aplicável para APS no âmbito do SUS para apoiar as atividades de tele consultoria, telediagnóstico e tele-educação realizadas no âmbito do Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes.

– Ampliar a visibilidade da coleção de Segunda Opinião Formativa (SOF) e promover o seu acesso e uso para além do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes.

Acesse a BVS APS e confira este e outros produtos oferecidos!

 

Fontes:

Antonio Paulo Nassar Júnior; Marcelo Rozenfeld Levites; Pablo Gonzáles Blasco. Como aprimorar a busca da informação: a evidência que realmente importa orientada para o paciente

BVS Atenção Primária à Saúde

Outras Notícias

Ver todas